quinta-feira, 28 de agosto de 2008

PHP: Recuperando dados de formulários com $_GET



A interação com usuário na web contempla o conceito básico da computação: Entrada -> Processamento -> Saída
Nesse post, será demonstrado como montar um formulário para que seja preenchido pelo visitante do site, e como recuperar as informações utilizando o método $_GET.


Montando o formulário.

O formulário é um conjunto de elementos html que agrupam informações consistentes. O formulário em si não tem nada de especial, ou seja, não precisa de nenhum código PHP.

Vamos montar um formulário onde usuário digita uma mensagem para um determinado departamento. Por enquanto, iremos oferecer os campos do formulário, receber esses dados, e exibir a mensagem formatada. Vamos ao formulário em si.


<html>
    <head>
        <title>Recuperando dados do formulário com PHP.</title>
    </head>
    <body>
        <h1>Formulário de Contato</h1>
        <form name="formulario" action="resgata.php" method="get">
            <label for="txtNome">Seu nome:</label>
            <input type="text" name="txtNome" id="txtNome" /> <br />
            <label for="txtEmail">Seu email:</label>
            <input type="text" name="txtEmail" id="txtEmail" /> <br />
            <label for="cboDepartamento">Departamento</label>
            <select name="cboDepartamento" id="cboDepartamento">
                <option value="1">Recursos Humanos</option>
                <option value="2">Contabilidade</option>
                <option value="3">Marketing</option>
            </select><br />
            <label for="txtAssunto">Assunto:</label>
            <input type="text" name="txtAssunto" id="txtAssunto" /> <br />
            <label for="txtMensagem">Mensagen:</label><br />
            <textarea name="txtMensagem" id="txtMensagem"></textarea>
            <input type="submit" name="cmdEnviar" id="cmdEnviar" value="Enviar"/>
        </form>
    </body>
</html>



A página acima monta o nosso simples formulário. Esse código pode ser salvo vomo formulario.php ou formulario.html, uma vez que ele não contém códigos PHP.

Há algumas regras que devemos considerar ao escrever formulários:

- Uso da tag form> : O uso da tag form serve para informar ao navegador que onde começam/terminam os campos de um formulário que devem ser enviados ao nosso script. O atributo name, da tag

, não é importante para recuperar essa informação no nosso script PHP, mas é muito útil caso quiséssemos fazer uma função javascript para tratar nossos campos.
Ainda tem o atributo action, que informa ao navegador para qual página deve ser enviada as informações do formulário. E o method='get' que indica que o método a ser utilizado para enviar os dados é o GET, cujo as informações de cada campo são informados na string, e depois podem ser recuperados pela variável $_GET.

- Uso da tag label: Essa tag é uma etiqueta para o campo. Isso não faz diferença alguma no nosso script, mas é altamente recomendado o seu uso para termos um código semanticamente coreto.

- Uso da tag input: Essa tag é a responsável por montar um campo no formulário. Mas que tipo de campo? Isso é definido no parâmetro type. Se informar type='text' o navegador exibirá uma caixa de textos, se for type='radio', exibir´a uma radio button, ou seja, uma lista de opções onde você pode escolher um ítem. Existem outros tipos de input's, recomendo que leia: http://www.w3schools.com/html/html_forms.asp
Outro atributo inportante nessa tag é o name. O name define o nome que aquele campo vai ter no nosso código. Utilize um nome diferente para cada campo. O tipo de campo type='submit' é especial, ele monta um botão, que ao ser acionado envia as informações do formulário para o nosso script.

- Uso do select : O select monta um combobox. Um combo box é uma caixa de opções, onde você pode escolher uma opção entre várias. As opções são definidas pela tag

Nenhum comentário: